Principais Ameaças à Fauna

DESTRUIÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS
Com a destruição dos ambientes naturais, as florestas e campos dão lugar a cidades, lavouras, áreas de pastagem e reflorestamentos. A perda de ambientes naturais ou hábitats é o principal motivo da perda de biodiversidade no mundo.

FOGO
As queimadas, feitas para o manejo de pastagens, também afetam não apenas os ambientes onde os animais vivem, mas também matando inúmeros indivíduos, separando mães de filhotes, ou famílias inteiras.

CAÇA
Esta prática interfere drasticamente na quantidade e na variedade de espécies silvestres, proncipalmente daquelas que possuem alto valor comercial. A caça é considerada crime e deve ser denunciada!!

TRÁFICO
No Brasil, o tráfico de animais silvestres movimenta cerca de R$ 10 milhões por ano, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. De cada dez animais retirados da natureza, nove morrem antes de chegar ao seu destino final, as mãos do consumidor, devido aos maus tratos durante a captura, bem como as péssimas condições de transporte. Muitos animais tem os olhos furados, são sedados ou alcoolizados para diminuir o grau de agressividade !!!

INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS
Muitos animais que não pertencem à nossa fauna são trazidos ao Paraná para comércio ou como animais de estimação. Freqüentemente estes animais são abandonados, escapam ou fogem, competindo diretamente com as espécies nativas por alimento e espaço!

DOENÇAS
Muitos animais domésticos, ou animais exóticos tidos como de estimação, são parentes próximos de espécies silvestres. Por esta razão são susceptíveis às mesmas doenças e podem transmití-las aos nossos animais silvestres e até mesmo causar problemas graves à saúde humana.

ENVENENAMENTO
O uso indiscriminado de agrotóxicos e herbicidas afeta diretamente os animais que se alimentam de plantas ( herbívoros), e indiretamente os carnívoros. Estes agrotóxicos chegam aos rios, envenenando peixes e diminuindo a qualidade da água para todas as espécies que lá vão matar a sede.

ATROPELAMENTOS
As rodovias também causam um forte impacto sobre a fauna, uma vez que muitos motoristas atropelam animais que atravessam a pista. Muitos deles ficam agonizando por horas na beira das estradas, enquanto outros têm a morte imediata.
Recomendar esta página via e-mail: