A Importância da Fauna

Os animais possuem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. São eles quem dispersam sementes "plantando" árvores, controlam populações de espécies que quando em excesso podem ser prejudiciais as nossas lavouras e criações, e ainda produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos incalculáveis para a humanidade.

A biodiversidade no Paraná precisa ser preservada. A fauna do Paraná encontra-se hoje em grande perigo. Ações como a degradação dos ambientes naturais, o fogo, a caça, o tráfico e atropelamento de animais silvestres, tem diminuído muito.

Por isso o Estado do Paraná resolveu tomar uma atitude! Será o primeiro no Brasil a implantar uma Política Pública própria para a Proteção da Fauna Silvestre implantando um Sistema Estadual de Proteção à Fauna Silvestre que envolve todo o Estado, o SISFAUNA. A idéia é formar uma rede integrada de ações direcionada à conservação da fauna, através de ações como educação ambiental, intensificação da fiscalização e pesquisas científicas com as populações naturais das espécies da fauna paranaense.

Mas o Governo não pode fazer isso sozinho. Este Programa, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), está formando parcerias com instituições públicas, órgãos federais e municipais, universidades, instiuições de Pesquisa, Organizações Não Governamentais, instituições privadas e pessoas que possuem criadouros de fauna silvestre registrados.

E para essa idéia dar certo precisamos de você. Somente juntando esforços poderemos garantir que as espécies da nossa fauna continuem a existir agora e no futuro.A junção de esforços e a articulação entre as instituições garantirão o êxito das ações, que serão tomadas de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos com o objetivo comum da para a preservação das espécies.
Recomendar esta página via e-mail: