Sistema Estadual de Proteção à Fauna Silvestre – SISFAUNA

O Sistema Estadual de Proteção à Fauna Silvestre – SISFAUNA, está sendo instituído no Paraná com o objetivo de articular instituições e reunir esforços, para o desenvolvimento de melhores estratégias de proteção à fauna silvestre paranaense.

A necessidade de criação deste sistema surgiu da realidade observada no Estado, onde várias Instituições públicas e privadas desenvolviam ações para proteção da fauna, através de atividades fiscalizatórias, de pesquisa, de educação ambiental, entre uma infinidade de outras ações. Porém estas eram desenvolvidas em paralelo, totalmente isoladas, e por esta razão, tinham pouca efetividade.

A partir da implantação deste sistema, regulamentado por um Decreto Estadual, e da criação de um Conselho Estadual de Fauna, as atividades para a proteção da fauna serão realizadas de maneira concreta e integrada.

O SISFAUNA prevê a implantação de uma rede de informações sobre a fauna denominada REDE PRÓ-FAUNA, que possibilitará a obtenção de uma série de informações sobre a fauna paranaense concentrando todas elas, com o objetivo de desenvolver estratégias específicas para a conservação de espécies.

O Sistema aborda ainda questões de educação ambiental visando à sensibilização da sociedade para as questões da fauna, e ainda a capacitação dos técnicos que atuam nas questões de fauna para a melhoria da qualidade na realização destes trabalhos.
Recomendar esta página via e-mail: